Siga você também...

quinta-feira, 31 de março de 2011

Êxodo 40

Disse o Senhor a Moisés: Arme o tabernáculo, a Tenda do Encontro, no primeiro dia do primeiro mês. Coloque nela a arca da aliança e proteja-a com o véu. Unja com óleo da unção o tabernáculo e todos os utensílios, e também Arão e seus filhos.
Finalmente, Moisés fez tudo que o Senhor ordenou, armou o pátio ao redor do tabernáculo e colocou a cortina à entrada do pátio. Assim Moisés terminou a orbra.
Então a nuvem cobriu a Tenda do Encontro, e a glória do Senhor encheu o tabernáculo. Sempre que a nuvem erguia sobre o tabernáculo os israelitas seguiam viagem, mas se a nuvem não se erguia, eles não prosseguiam. De dia a nuvem do Senhor ficava sobre o tabernáculo para proteger os israleitas do sol e durante a noite havia fogo na nuvem para os proteger do frio.

quarta-feira, 30 de março de 2011

Êxodo 39

Com fios de tecidos azul, roxo e vermelho fizeram as vestes para ministrar no Lugar Santo. Também fizeram as vestes sagradas de Arão, como o Senhor havia ordenado.
Fizeram o colete sacerdotal de linho fino trançado de fios de ouro, o cinturão também foi feito de linho fino. Costuraram pedras memoriais nas ombreiras do colete sacerdotal.
Fizeram o peitoral, trabalho artesanal, quadrado e com pedras preciosas de rubi, topázio, jacinto entre outros. Também fizeram um manto, pequenos sinos, turbante, gorros, tudo para ser usado durante a ministração. Assim foi encerrada toda a obra do tabernáculo, os israelitas fizeram tudo conforme o Senhor tinha ordenado. Moisés inspecionou tudo e abençoou.

terça-feira, 29 de março de 2011

Êxodo 38

Ainda fez Bezalel um altar de madeira de acácia para os holocaustos, uma bacia de bronze e o pátio que media quarenta e cinco metros de comprimento por vinte e dois metros e meio de largura, conforme todas as medidas e todos os mínimos detalhes que o Senhor ordenou.

segunda-feira, 28 de março de 2011

Êxodo 37

Bezalel fez a arca com as medidas e com os mínimos detalhes que o Senhor havia determinado, revestiu de ouro puro. Fez a tampa de ouro com dois querubins de frente um para o outro.
Também fez a mesa de madeira de acácia revestida de ouro e com ela fez os utensílios para compor a mesa, fez o candelabro de ouro batido, fez ainda o altar de incenso de madeira de acácia revestido de ouro e fez também um óleo sagrado para unções e incenso puro e aromático.

domingo, 27 de março de 2011

Êxodo 36

Assim Bezalel, Aoliabe e todos os homens a quem o Senhor havia tornado capaz para trabalhar na construção do santuário, fizeram conforme o Senhor havia ordenado, levando em consideração cada detalhe determinado pelo Senhor. 

sábado, 26 de março de 2011

Êxodo 35

Falou Moisés ao povo: Seis dias podem trabalhar, mais o sétimo dia é do Senhor e ninguém poderá trabalhar, pois é santo. Todo Israel deverá oferecer uma oferta ao Senhor, separem uma oferta entre seus bens para o Senhor.

sexta-feira, 25 de março de 2011

Êxodo 34

Disse o Senhor a Moisés: Suba o monte Sinai pela manha, leve novas tábuas, nelas escreverei as palavras que estavam escritas nas tábuas que você quebrou.
Moisés fez como o Senhor havia falado e no monte Sinai clamou ao Senhor.
Moisés ficou no Sinai por quarenta dias, sem comer pão e sem beber água. E escreveu nas tábuas os Dez Mandamentos.
Aos descer do Sinai o rosto de Moisés resplandeciam e Arão e o povo teve medo, mas sempre que Moisés iria até a presença do Senhor o seu rosto resplandecia.

quinta-feira, 24 de março de 2011

Êxodo 33

Ordenou o Senhor a Moisés: Saia com o povo deste lugar, mandarei um anjo a sua frente, se Eu fosse com vocês eu os destruiria. Moisés costumava montar uma tenda, quem quisesse consultar ao Senhor ia à tenda. Quando Moisés ia até a tenda a coluna da nuvem descia e ficava à entrada da tenda e o Senhor falava com Moisés face a face.
Falou Moisés ao Senhor: Se não fores conosco, não nos envies.
O Senhor respondeu: Farei o que me pedes, porque tenho me agradado de você.
Então disse Moisés: Peço-te que me mostres a tua glória.
Deus respondeu: Diante de você farei passar minha bondade, você não poderá ver minha face, porque ninguém poderá ver minha face e continuar vivo, mas você verá as minhas costas. Mas minha face ninguém poderá ver.

quarta-feira, 23 de março de 2011

Êxodo 32

O Povo, ao ver que Moisés demorava descer do monte, pediu a Arão que criasse um deus que os ajudassem. Então Arão mandou juntar os brincos de ouro das mulheres e construiu um bezerro de ouro. 
Deus disse a Moisés: Desça pois o povo se corrompeu. Eu destruirei o povo e farei de ti uma grande nação. Mas Moisés suplicou ao Senhor para que não destruisse o povo, o Senhor poupou o povo. 
Moisés desceu o monte trazendo as tábuas da lei, quando viu o bezerro, jogou as tábuas no chão que quebrou, depois pegou o bezerro e o destruiu no fogo.
Depois o Senhor feriu o povo com uma praga porque quiseram que Arão fizesse o bezerro.

terça-feira, 22 de março de 2011

Êxodo 31

Disse o Senhor a Moisés: Eu escolhi e capacitei a Bezalel para desenhar e executar trabalhos em ouro juntamente com os artesãos ordenei a Tenda do Encontro, a arca da aliança e todos os utensílios da tenda.
Disse ainda o Senhor: Diga os israelitas que guardem o sábado, pois é santo, aquele que profanar será executado. Isso será um sinal perpétuo com os israelitas e seus descendentes.
O Senhor terminou de falar com Moisés no monte Sinai e deu-lhe as duas tábuas da aliança.

segunda-feira, 21 de março de 2011

Êxodo 30

Disse o Senhor a Moisés: Você fará um alistamento de todos os israelitas, todos maiores de vinte anos deverão pagar darão uma oferta ao Senhor. Faça uma bacia de bronze, Arão e seus filhos se lavarão antes de ministrarem ao Senhor, para que não morram.
Falou mais o Senhor a Moisés: Faça um óleo sagrado para unções, para ungir a Tenda do Encontro, a arca da aliança e todos os seus utensílios e tudo se tornará santo. Deverá ungir a Arão e seus filhos para que me sirvam como sacerdotes.

domingo, 20 de março de 2011

Êxodo 29

Você consagrará Arão e seus filhos, depois traga-os entrada da Tenda do Encontro, mande-os lavar-se, vista Arão com a túnica e o peitoral, o turbante e a coroa sagrada. Ali você sacrificará um novilho perante ao Senhor.
Eis que você terá de sacrificar dois cordeiros de um ano diariamente, um de manha e outro ao entardecer. Assim saberão que Eu sou o Deus que os tirou da terra do Egito.

sábado, 19 de março de 2011

Êxodo 28


Disse o Senhor: Separe seu irmão Arão e seus filhos Nadabe, Abiú, Aleazar e Itamar, para que sirvam como sacerdotes. Faça vestes sagradas, um colete sacerdotal de linho fino e fios de ouro. Faça um peitoral de trabalho artesanal, de linho fino, fios de ouro, um rubi, um topázio, um diamante.

sexta-feira, 18 de março de 2011

Êxodo 27

Disse o Senhor: Faça um altar de madeira de acácia, quadrada e com dois metros e vinte e cinco centímetros de largura.
Faça um pátio para o tabernáculo, com quarenta e cinco metros de comprimento e vinte e dois metros e meio de largura, cortinas de linho e com vinte colunas e vinte bases de bronze. Todos os utensílios para serviço do tabernáculo serão feitos de bronze.

quinta-feira, 17 de março de 2011

Êxodo 26

Disse Deus: Faça um tabernáculo feito de cortinas de linho fino e armações de ouro, faça armações laterais com madeira de acácia. Faça um véu de linho fino, atrás do véu coloque a arca da aliança. O véu separará o lugar Santo do lugar Santíssimo. Assim Deus determinou todos os pequenos detalhes e todas as medidas do tabernáculo.

quarta-feira, 16 de março de 2011

Êxodo 25

Disse o Senhor a Moisés: Digam aos israelitas que me tragam ofertas para serem postas no colete sacerdotal e no peitoral. Faça uma arca de madeira com um metro e dez de comprimento por setenta centímetros de largura, revestida de ouro puro. Faça uma mesa revestida de ouro e um candelabro de ouro.
Assim Deus deu todas as meditas e todos os detalhes de como seriam a arca, a mesa, o candelabro e cada utensílio da arca.

terça-feira, 15 de março de 2011

Êxodo 24

Moisés subiu ao monte conforme o Senhor havia ordenado, ao descer do monte construiu um altar, ergueu doze colunas de pedra representando as doze tribos de Israel e ofereceu sacrifício ao Senhor.
Moisés subiu o monte Sinai e a glória do Senhor permaneceu ali, durante seis dias a nuvem cobriu o monte. No sétimo dia o Senhor chamou Moisés do interior da nuvem, Moisés subiu na nuvem e foi subindo o monte. E permaneceu no monte por quarenta dias.

segunda-feira, 14 de março de 2011

Êxodo 23

Falou Deus acerca do exercício da justiça, leis acerca do sábado e as leis acerca das grandes festas anuais.

domingo, 13 de março de 2011

Êxodo 22

Falou Deus acerca da lei da proteção da propriedade e as leis acerca das responsabilidades sociais.

sábado, 12 de março de 2011

Êxodo 21

Falou Deus em relação as punições a cerca das leis dos escravos hebreus e as leis acerca da violência e dos acidentes.

sexta-feira, 11 de março de 2011

Êxodo 20

Então falou Deus todas estas palavras, dizendo: Eu sou o Senhor teu Deus, que te tirei da terra do Egito, da casa da servidão.
Não terás outros deuses diante de mim.
Não farás para ti imagem esculpida.
Não tomarás o nome do Senhor teu Deus em vão.
Lembra-te do dia do sábado, para o santificar. Seis dias trabalharás, e farás todo o teu trabalho; mas o sétimo dia é o sábado do Senhor teu Deus. Nesse dia não farás trabalho algum.
Honra a teu pai e a tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o Senhor teu Deus te dá. 
Não matarás.
Não adulterarás.
Não furtarás.
Não dirás falso testemunho contra o teu próximo.
Não cobiçarás a casa do teu próximo, não cobiçarás a mulher do teu próximo.

quinta-feira, 10 de março de 2011

Êxodo 19

No dia em que completaram três meses que saíram do Egito, Israel chegou até o Monte Sinai. Logo Moisés subiu o monte e foi falar com o Senhor. Disse o Senhor a Moisés: Diga o seguinte aos israelitas: Vocês viram o que fiz ao Egito, agora se me obedecerem vocês serão o meu tesouro pessoal dentre as nações. Moisés contou tudo o que o Senhor havia falado.
Assim todo o Israel decidiu obedecer ao Senhor. Conforme o Senhor havia ordenado, Moisés consagrou o povo e lavaram suas vestes.

quarta-feira, 9 de março de 2011

Êxodo 18

Moisés havia mandado sua mulher Zípora para casa de seu sogro Jetro. Quando Jetro ouviu falar de todas as maravilhas que Deus havia feito a favor de Israel, foi ao encontro de Moisés no deserto, levando consigo a mulher e os filhos de Moisés.
Quando Moisés contou tudo que Deus fizera ao seu sogro, eles ofereceram holocausto ao Senhor. Seu sogro lhe deu conselhos e se despediram.

terça-feira, 8 de março de 2011

Êxodo 17

Conforme as ordens do Senhor, Israel estava caminhando, mas, não havia água, então, reclamavam com Moisés dizendo: Por que nos tirou do Egito? Para morrermos de fome?
Moisés consultou ao Senhor e conforme o Senhor havia ordenado, bateu na rocha com sua vara e saiu água da rocha na presença das autoridades de Israel.
Sucedeu que os amalequitas atacaram os israelitas e Moisés estava no monte, quando erguia sua mão Israel vencia, quando abaixava suas mãos os amalequitas venciam. Moisés já estava com as mãos cansadas por isso puseram uma pedra debaixo de sua mão, assim, Israel venceu os amalequitas.

segunda-feira, 7 de março de 2011

Êxodo 16


Todo Israel reclamava com Moisés dizendo: No Egito tínhamos comida e você nos trouxe para morrermos de fome no deserto.
O Senhor ouviu as queixas do povo e todos os dias o Senhor mandava codornas durante à tarde para servir de alimento para o povo, e pela manha o Senhor mandava pão do céu para Israel. Mesmo assim o povo ainda desobedecia ao Senhor

domingo, 6 de março de 2011

Êxodo 15

Moisés entoa um cântico ao Senhor, depois, conduz Israel por três dias sem encontrar água. Chegando a um lugar chamado Mara, não puderam beber água, pois era amarga, os israelitas reclamam com Moisés, mas, Deus responde e Moisés lança um arbusto na água e a água se torna boa.

sábado, 5 de março de 2011

Êxodo 14

O Senhor endureceu o coração de Faraó que foi atrás dos israelitas com todos os cavalos e carros de guerra do Egito, os alcançaram a beira-mar. O povo disse a Moisés: Porque nos trouxe para morrermos aqui? Antes se escravo que morrer no deserto.
Disse o Senhor a Moisés: Por que você está clamando por mim? Toque nas águas e mande que o povo siga a diante.
Então Moisés estendeu a mão sobre o mar e as águas se dividiram, tornando-se terra seca e os israelitas atravessaram pelo meio do mar em terra seca, tendo uma parede de água a direita e outra a esquerda.
O povo passou e os egípcios vieram atrás dos israelitas, mas Moisés estendeu sua mão para o mar novamente, como o Senhor havia ordenado, e as águas voltaram ao seu lugar sobre os egípcios, todo seu exército, cavalos e carros de guerra. Ninguém dos egípcios sobreviveu.

sexta-feira, 4 de março de 2011

Êxodo 13

Disse Moisés ao povo: Comemorem esse dia em vocês saíram do Egito, da terra da escravidão, pois, o Senhor os tirou dali com sua mão poderosa.
Quando Faraó deixou o povo ir, o Senhor os guiou ao deserto em direção ao mar vermelho, pelo caminho mais longo, pois disse: Se eles se defrontarem com uma guerra, talvez se arrependam e voltem ao Egito.
Moisés levou consigo os ossos de José, como lhe haviam prometido. 
O povo seguiu pelo deserto, durante o dia o Senhor ia adiante deles numa coluna de nuvem para guiá-los, durante a noite numa coluna de fogo para iluminá-los.

Êxodo 12

 

Disse o Senhor a Moisés: Diga a toda a comunidade de Israel que prepare um cordeiro ou cabrito macho de um ano, sem defeito. Guarde o animal por quatorze dias, quando toda família de Israel deverá sacrificar ao Senhor, esta será a Páscoa do Senhor.
Passem um pouco do sangue do animal na viga superior da porta de suas casas, naquela mesma noite passarei sobre o Egito e matarei todos os primogênitos, o sangue será um sinal, quando eu ver o sangue passarei adiante. A praga não os atingirá quando eu passar para matar os primogênitos do Egito. Celebrem a festa da Páscoa, pois, no mesmo dia eu os tirei do Egito.Os israelitas fizeram como o Senhor tinha ordenado a Moisés. Então a meia-noite o Senhor matou todos os primogênitos do Egito, desde o filho mais velho de Faraó até a primeira cria dos animais dos egípcios. Houve grande pranto no Egito, pois, não havia casa onde não tivesse um morto.
Naquela mesma noite Faraó disse a Moisés: Saiam da minha frente! Vão prestar culto ao seu Deus e leve tudo de vocês e seus animais, me abençoe também.
No mesmo dia o Senhor tirou os israelitas do Egito.

quarta-feira, 2 de março de 2011

Êxodo 11

Disse Moisés a Faraó: Assim diz o Senhor: Por volta da meia-noite, passarei por todo o Egito. Todos os primogênitos do Egito morrerão, desde o filho mais velho de Faraó até o filho mais velho da escrava, também as primeiras crias dos gados. Haverá grande pranto no Egito, entre os israelitas ninguém morrerá. O Senhor fará distinção entre o Egito e Israel.
E Moisés saiu com grande ira da presença de Faraó. Mas disse o Senhor a Moisés: Faraó não lhe dará ouvidos, afim de que meus prodígios se realizem diante de Faraó e do Egito.

terça-feira, 1 de março de 2011

Êxodo 10

Disseram Moisés e Arão para Faraó: Assim diz o Senhor o Deus dos hebreus: Até quando você se recusará a humilhar-se perante mim? Deixe meu povo ir, senão, farei vir gafanhotos que devorarão o pouco que lhe restaram da chuva de granizo. Então Faraó permitiu que somente os homens fossem prestar culto, mas, Moisés respondeu: Temos que levar todos, jovens, velhos, filhas, filhos, mulheres, ovelhas e bois.
Moisés estendeu a vara e gafanhotos desceram sobre o Egito, como nunca havia se visto em tanta quantidade, de tal forma que escurecia a terra. Devoraram tudo o que a chuva de granizo tinha deixado.
Então Faraó mandou chamar Moisés e disse: Pequei contra o Senhor, me perdoe, agora, ore para que o Senhor faça sumir os gafanhotos. Moisés orou e os gafanhotos foram levados por um forte vento, mas o Senhor endureceu o coração de Faraó que não deixou o povo ir.
O Senhor mandou Moisés estender a mão para o céu e houve trevas por três dias no Egito, ninguém podia ver ninguém.
Então Faraó mandou chamar Moisés e disse: Vocês podem ir prestar culto ao seu Deus, deixem somente as ovelhas, as crianças e mulheres podem ir. Mas, Moisés contestou: Tu mesmo nos darás animais para os sacrifícios, além disso, nossos animais deverão ir também. Faraó respondeu: Sai da minha presença, não quero nunca mais vê-lo ou você morrerá. Moisés respondeu: Nunca mais verei sua face.